O Planeta Azul

Vista do espaço, a Terra é o Planeta Azul. Mais de 70% da sua superfície são oceanos, rios e mares.

No entanto, desta imensidão de água apenas 1% é potável.

É importante que se saiba que o volume total da água existente na superfície da Terra não corresponde ao volume total de água disponível para consumo da humanidade.

De toda a água existente na terra, 97% encontra-se nos oceanos sendo, portanto, salgada. Dos 3% de água doce restante, 2% estão nos glaciares e degelos e apenas 1% é água doce presente na atmosfera, lençóis subterrâneos, lagos e rios.

A vida no planeta Terra só é possível porque existe água em estado líquido na sua superfície. Não se conhece nenhum ser vivo que consiga viver sem depender da água.

Sabias que...

A água potável é necessária à vida, à saúde e à sobrevivência? O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água!

mascotes

Biblioteca

Presente em tudo, a Água é de todos e indispensável para a nossa existência. Dada a sua importância, e porque é um bem escasso, os SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a sua utilização eficiente e o combate ao desperdício, numa perspetiva social e ambientalmente responsável e sustentável.

O Ciclo da Água

Já sabes como é que se formam as nuvens? E o que é o vapor de água? E porque chove? É o Ciclo da Água que está sempre em movimento.

Com o calor, a água evapora-se dos rios, lagos e oceanos e sobe até formar nuvens de vapor de água que, quanto mais vapores recebem, maiores ficam.

Depois, chega a uma altura em que ficam tão cheias que escurecem e começa a chover.

A chuva cai sobre a terra, infiltra-se nos terrenos das montanhas mais altas, até encontrar uma saída, e nasce um rio. Esse rio vai percorrer um longo caminho até chegar ao mar.

A água do rio vai, então, misturar-se com a água do mar e, quando o sol aquecer, evapora-se novamente.

Simples, não é?

Agenda ambiental

Carta Europeia da Água

A Carta Europeia da Água foi proclamada pelo Conselho da Europa em maio de 1968.

Clica na imagem para saber mais!

Aprende a poupar

A origem da Água

Há milhões de anos, o planeta Terra estava coberto de gelo. As temperaturas negativas impediam que qualquer ser vivo se desenvolvesse, até ao dia em que a Terra foi atingida por meteoritos e do seu interior surgiram vulcões que derreteram o gelo e expeliram lava até formarem continentes e oceanos.

Este acontecimento decidiu o futuro do planeta e a origem da vida. Na água, surgiram pequenos seres que evoluíram e se transformaram em espécies maiores. A evolução foi longa e demorada, animais e plantas nasceram e morreram, dando lugar a outros animais e a outras plantas.

De todo o azul imenso da água existente no planeta Terra, apenas uma pequena parte serve para o ser humano beber. A outra parte é água salgada e água salobra, ou seja, água contaminada com bactérias e fungos, o que, mais uma vez, prova que onde há água existe vida, pois mesmo as bactérias são seres vivos.

Estados da Água

No Ciclo da Água podemos ver que a água transforma-se de várias maneiras. Dizemos então que a água pode estar em 3 estados: Sólido, Líquido e Gasoso.

Como é que a Água chega às nossas casas?

Sabes como é que a Água chega às nossas casas?

Primeiro a água tem de ser captada, isto é, a água é obtida em barragens, em lagos ou em aquíferos subterrâneos (grandes lagos que estão abaixo da superfície do solo).

Depois, um tubo grande, que se chama "adutor", leva essa água a uma Estação de Tratamento de Água (ETA), onde a água é transformada em água própria para consumo humano e para a elaboração de alimentos. Depois de tratada a água é guardada em grandes reservatórios.

De seguida, a água percorre várias distâncias através das condutas de distribuição desde o reservatório até chegar à rede domiciliária.

Por fim, a distribuição nas nossas casas é realizada através de um conjunto de condutas, órgãos de segurança, válvulas e contadores.

A água depois de utilizada é chamada de água residual. Essa água é recolhida em esgotos que levam a água para a ETAR – que é a Estação de Tratamento de Águas Residuais. Aí as águas que estão poluídas vão ser tratadas e descontaminadas antes de serem novamente mandadas para o ambiente.

A poluição da Água

O grande problema da água é, sobretudo, a poluição ambiental. Toda a sociedade produz poluição: lixo, gases, pesticidas, fertilizantes e toda a espécie de produtos que poluem a água e matam as espécies que lá vivem.

Mais grave ainda, é o derrame de petróleo nos mares. Um petroleiro pode poluir centenas de praias e para as limpar é preciso muito tempo, porque o petróleo não se dissolve. Enquanto a água não é limpa, são afetadas as aves marinhas, os peixes e todo o ambiente. Ao mesmo tempo, á água continua a evaporar-se, levando partículas e gases poluentes para as nuvens. Esta situação faz com que a chuva torne-se ácida e queime o planeta.

Conclusão, as plantas e animais ressentem-se e essa água cai nos rios e infiltra-se na terra, sendo muito mais difícil tratá-la.

Aprende a dizer Água noutras línguas

Sabes utilizar a Água?

Clica na imagem para testar os teus conhecimentos com o nosso Quiz!